Lojas virtuais: apostas e dilemas para 2015

Lojas virtuaisO comércio eletrônico, ou e-commerce, beneficiou-se da popularidade da internet e da evolução dos meios de pagamento online para se tornar uma ótima opção para empresários, novos ou experientes, que procuram expandir sua oferta de clientes. Assim, o país experimenta um alto índice de empresas que abrem suas portas para o mercado online junto com um crescimento vertiginoso no número de transações efetuadas somente pela internet. Em 2014, os dados apontam que 63 milhões de consumidores fizeram ao menos uma compra pela internet, 11,6 milhões a mais do que no ano anterior, e o valor médio da transação ficou em R$ 333,40. Em 2015, a projeção é animadora e instiga muitos empresários em abrir uma loja online, mas o novo desbravador desse campo tem que estar ciente de suas qualidades e dilemas por resolver.

Qualidades do comércio digital

– Você não precisa ter uma loja física – Essa talvez seja uma característica assertiva para que pequenas e médias empresas vendam seus produtos direto na internet, pois considerando o valor de imóveis e o capital inicial de um novo empreendimento, é uma ótima estratégia vender os produtos online, manter um capital de giro e criar uma reserva destinada à compra de um local físico para expansão e melhora do negócio;

– Aberta 24h por dia, 7 dias por semana – Outra característica que  agrada quem se aventura pelas lojas virtuais é o fato de ela não fechar as portas após o horário de trabalho ou em feriados. Ou seja, não importa que horas o seu cliente encontre seu link para comprar o seu produto, ele vai conseguir efetuar a compra e conseguir sua mercadoria. Esse fator é muito importante porque considera o teor dinâmico e aleatório dos clientes e da evolução tecnológica, pois usuários acessam lojas online enquanto estão nas mais diversas ocupações ao longo do dia, tudo através de um smarthphone ou tablet. Conectividade é uma lei;

– Não requer deslocamento do cliente – Assim como a característica anterior, o fato de não exigir o deslocamento do cliente para efetuar uma compra cria um fator positivo que transfere ao usuário um bem estar na hora de efetuar uma transação online. Dessa forma estamos dizendo ao cliente que “o seu tempo é precioso”, e criando um hábito para que ele acesse e compre em qualquer horário do dia ou da noite;

– Alto potencial de crescimento e lucro – O fato de as empresas migrarem para o comércio digital segue a tendência do aumento exponencial das transações nesse setor, afinal é um bolo ao qual todos os empresários querem um pedaço. O crescimento desse setor está ligado há 3 fatores principais: o cliente se sente seguro ao comprar online; o cliente consegue comparar marcas e lojas antes de efetuar a compra e se sente mais confortável por isso; mesmo as pessoas que não confiavam nesse comércio, começaram a utiliza-lo e divulgar boas experiências comprando online, o que demonstra um novo comportamento do consumidor. Com esses clientes satisfeitos por fazerem negócios online, eles optarão por utilizar esse serviço mais vezes, pois pensarão duas vezes antes de sair de casa para efetuar uma compra. Adicione isso à evolução tecnológica de smarthphones e tablets e entenderá o porque dos especialistas estarem otimistas com o comércio online;

Dilemas para quem aposta em Lojas Online

– Formas de pagamento – A primeira preocupação para quem abre uma loja online é quais formas de pagamento disponibilizarei para o meu cliente. Boleto bancário? Cartão de Crédito? Débito? A melhor opção, é claro, é oferecer todas elas, mas, dependendo do banco e da operadora de cartão utilizada, as taxas e o tempo exigido para receber o pagamento podem frustrar as expectativas de oferecer essa variedade. Assim, é mister investigar entre as operadoras de cartões e bancos as melhores opções ao contratar esses serviços.

– Frete para envio de produto – Após escolhida a(s) forma(s) de pagamento(s) e com a ideia de produtos que serão vendidos a questão do frete passa a ser outro ponto de questionamento. Os desafios mais comuns envolvem produtos que são muito largos ou altos (pois podem facilmente amassar ou envergar), e as mercadorias pequenas e frágeis. Nos dois casos, a espessura da embalagem e o tamanho dela tem que ser levados em consideração para que o envio, e os potenciais problemas de manuseio, não façam com o que o cliente receba um produto já machucado ou com ranhuras. Uma resposta rápida englobará o sistema de entrega dos Correios, mas essa não é uma regra, afinal dependendo do tipo e da embalagem da mercadoria um serviço terceirizado pode melhorar a experiência de quem recebe o produto em casa;

– Ter ou não ter estoque? – Essa pergunta também gera certo debate porque estoque também significa que a qualquer momento uma boa promoção pode alavancar a audiência online de sua empresa. Em paralelo, quem entra na sua loja online por causa de uma promoção pode muito bem navegar entre seus produtos e comprar outro que não tinha imaginado. Por outro lado, o fato de algumas lojas virtuais não terem sede física dificulta a formação de estoque, o que pode diminuir a chance de promoções. A dica é comparar as rentabilidades para com ou sem estoque alternando meses (se possível) entre uma ou outra estratégia. Entretanto, essa dica pode não ser válida para todos os setores do comércio, por isso é essencial uma boa pesquisa de mercado para justificar a formação ou não de estoque.

– Marketing e divulgação – Como o cliente encontrará a sua loja virtual? Felizmente, para essa questão, existem serviços de publicidade paga como o Google Adwords (a Exacta oferece essa consultoria), que fazem o seu produto chegar exatamente ao cliente que você procura. Entretanto, além disso, é essencial que o seu site seja otimizado (a Exacta oferece esse serviço) e esteja na primeira página do Google para ser mais visualizado por quem procura seu produto. Em adicional, variando de produto para produto, há estratégias de divulgação com foco em blogs de consumidores satisfeitos, blogs de análise de produtos, grupos de Facebook etc. Enfim, o marketing digital faz diferença na hora do seu site ser encontrado e deve ser um pilar a ser trabalhado ao desenvolver sua loja virtual.

Junto com essas qualidades e dilemas, é essencial um bom planejamento de mercado; o empresário de lojas virtuais tem que considerar as qualidades de seu produto, os diferenciais, e conhecer os hábitos de seus clientes para posicionar muito bem o seu serviço na internet.

 Se você tem perguntas sobre o tema fale com a Exacta que prestaremos a consultoria que você necessita.