Otimizacao de Sites Curitiba - SEO

Anunciar em redes sociais é uma boa opção. Mas porque ter um site se já tenho as redes pra me ajudar a vender?

Sim é verdade que as redes sociais estão aí para ajudar, mas ja pensou que nenhuma dessas plataformas é sua? Além do mais um site serve não só como seu cartão oficial como serve para mostrar seu profissionalismo e eficiência em atender clientes, com formulários e sessões que só um site pode ter.

Os clientes notam quando sua empresa está investindo em canais diferenciados, e o site é essencial para que mostre o quanto sua empresa está engajada em tratar cada um personalizadamente.

Um dos principais fatores é a segmentação e análise. Em um site podemos ver de onde cada usuário está chegando, saindo e fazer contato direto.

Como os clientes compram através da internet?

Começam a pesquisar pelo Google ou indicação. Entram em um site, outro e outro. Entram em contato para saber mais sobre os serviços e assim decidem com quem irão comprar. Chegam a conclusão de quem será o prestador de serviço por ordem de como foram atendidos, do quanto deram valor a solicitação, entre outros fatores.

Vão e voltam de acordo com o que viram.

Podemos dizer que muitos já contrataram serviços fora da Exacta Web e voltaram a nós para concluir.

Garantia Exacta Web

Estamos sempre atualizando nossos conhecimentos através de muito estudo e experiências práticas, com colaboradores e clientes que precisam sempre o melhor.

Programamos, desenhamos e estudamos marketing digital desde 1998. Sabemos o que seu público quer e garantimos um site de ótima qualidade para você.
Fale com um de nossos consultores, sinta a experiência de quem tem muito tempo de internet e faça sucesso você também.

 

Curitiba Marketing Digital

Apure piá! Entender o mercado digital de Curitiba é fundamental. Temos em nossa equipe curitibanos natos e profissionais que adoram a vibe desta cidade. Apaixonados pelo que fazemos, só podemos dizer que é um orgulho ajudar o marketing digital em Curitiba crescer de forma objetiva.

Como é bom caminhar no Parque Barigui, ver as belezas do Parque Tanguá, visitar a Pedreira e caminhar no centro percebendo o comércio. Andar de carro nas zonas industriais sentindo cada detalhe; ir ao aeroporto ver o movimento de pessoas chegando na melhor capital do país.

Mas, vamos ao trabalho, pois a vida é cheia de cobranças. Nós entendemos de Curitiba Digital, pois desde 2010 trabalhamos na capital paranaense com criação de sites, lojas virtuais e marketing digital, adquirindo conhecimento sobre os mais diversos setores.

Colocamos aqui como é bom conhecer os locais da cidade para fazer uma relação, para mostrar que tanto quanto entender o mercado de Curitiba na internet é sair por aí e saber como é, realmente, a movimentação dos negócios e das pessoas. Assim temos uma ideia muito melhor para tratar cada site e campanha de forma adequada. O mundo virtual completa o mundo real e vice-versa.

B2B Curitiba DigitalB2B Curitiba Digital é um novo projeto que leva aos empreendedores um ponto de vista melhor do que está acontecendo nos bastidores, mostrando quem está em cima, quem precisa melhorar e comentários do que temos pelas ruas e avenidas. Pesquise nos buscadores sobre sua concorrência, possíveis parcerias no seu setor. Isso vai te dar uma visão ampla para tomar as melhores decisões, principalmente na otimização do site.

Aguardem as próximas postagens. Tudo em cima?

Agradeça seu trabalho e sua equipe. Isso é muito importante!

 

Desenvolvimento de Sites Curitiba - Conteúdo

Sabe como fazer para que o tempo de desenvolvimento de seu site fique otimizado e o resultado saia melhor do que o esperado? Planeje com antecedência o conteúdo do seu site. Funciona assim: quando uma empresa contrata o serviço para fazer um site, nós da Exacta temos que fazer um briefing levando em consideração os seguintes aspectos: layout (forma do site), menus, conteúdo textual e de imagens, navegabilidade etc. Então, para agilizar seu serviço e torna-lo o melhor possível (e antecipando as reuniões para definir o produto final), é importante que o cliente saiba de antemão o que deseja pôr ou não no site. Assim, otimizaremos o seu tempo e o produto ficará exatamente da forma como imagina. Nesse texto, vamos passar algumas dicas para planejamento em cada parte do desenvolvimento de seu site.

Layout

O layout é a “forma” do site, o design que será exibido quando o usuário digitar o nome da sua empresa na barra de endereços. Dependendo do tipo de site (mais informações, mais produtos etc), o layout terá mais ou menos menus e colunas, assim, o empregador tem que ter uma visão estratégica de quantos menus o site conterá. A ideia é que cada setor de especificidade da sua empresa contenha um menu. Por exemplo, se você tem uma loja de carros, os menus podem diferenciar os carros novos de seminovos, ou ainda dividir os automóveis pelas marcas que os distinguem. Dessa forma, os menus abrigam produtos específicos, facilitando também a navegabilidade do site para o seu cliente que nele entrará. A dica é desenhar o layout em uma folha de papel (ou mesmo no Paint do computador), para que seja formada uma visão conceitual do projeto.

Outra coisa muito importante é ter uma ideia de grupo de cores que serão usados no seu site. Nesse aspecto, geralmente se utiliza uma gama de tonalidades de acordo com o logotipo da empresa, e tons parecidos ou contrastantes. Ou seja, se o logotipo da sua empresa é azul e branco, e você deseja que o background (“plano de fundo”, em tradução livre) de seu site seja azul claro, o tom do texto a ser utilizado pode margear entre um amarelo, verde claro, branco e preto. Normalmente se utiliza o preto, pois é a cor de fonte mais utilizada e também a melhor lida pelas pessoas. A explicação para isso é que se a cor for muito contrastante com a cor de fundo, a fusão de tonalidades pode prejudicar a leitura do texto.

É por isso que, na maioria das vezes, utiliza-se um background branco e cores pretas, com os menus ostentando cores diferentes. Mas isso não é uma regra, pois determinados seguimentos prezam mais pelo apelo estético e conceitual do site, assim, é importante que o cliente tenha uma ideia das cores do site para trabalharmos sobre isso. Uma dica nessa parte é olhar o círculo cromático com as tonalidades e suas cores adjacentes e contrastantes, assim o cliente saberá escolher melhor suas cores.

Conteúdo textual e de imagens

A parte de conteúdo é a mais complexa em toda criação de sites, pois algumas vezes a empresa não tem o conteúdo que ela imagina para seu site ou tem material insuficiente para ser utilizado. Mas vamos falar primeiro do conteúdo textual. A empresa tem pouco conteúdo textual para o site quando ela cria menus que desconhece o conteúdo deles. Isso acontece quando a contratante faz uma projeção de um novo serviço ou produto a ser oferecido, mas acaba (por falta de tempo ou organização), não dispondo de muitas informações para fornecer no período de desenvolvimento. É importante, então, ter esse conteúdo de forma completa, acabada e revisada, sem erros de português.

Em outra ocasião, a empresa não tem o conteúdo que pensa dispor. Isso pode acontecer por dois motivos: ela está expandindo seus serviços e não tem nada pronto ainda sobre suas novas atividades; ou ela está surgindo e não tem seu leque de atividades consolidado. Nos dois casos o ideal é que a empresa trabalhe para desenvolver esse conteúdo textual, desde o mais básico (“Quem somos” ou “A Empresa” etc), até os mais específicos (serviços e atividades oferecidas). A falta desses materiais torna o site carente de informações básicas para a navegabilidade do usuário.

Quanto ao conteúdo de imagens é extremamente importante que a empresa tenha um banco de imagens (ou crie um), para que as fotos possam ser transferidas, redimensionadas e colocadas no novo site. Quanto às imagens, é preferível que elas sejam leves, sejam identificadas e não possuam imperfeições (rabiscos, mal enquadramento, datas escritas etc). O “peso” da imagem na internet é importante para acelerar o carregamento de seu site, ou seja, se seu site tem imagens muito pesadas, com muita resolução ou detalhes, o texto carregará, mas não toda a página. O resultado é que espaços em branco surgirão entre o texto ou em locais específicos, então o usuário que está acessando o site pode não gostar disso e, sem tempo, abandonar o site. Isso acontece porque a conexão mais lenta de alguns usuários dificulta o carregamento completo dele e, se a pessoa não tiver mais disponibilidade, ela acaba abandonando-o.

Munidos dessas informações prévias de layout, conteúdo textual e de imagens, o trabalho para desenvolvimento do site fica otimizado e preciso, pois terá muito mais chances de sair exatamente como o cliente imaginou. A outra grande característica é acelerar o próprio andamento do site, pois, com todo o material à disposição, fica mais rápido fazer as provas para que o cliente aprove o projeto.

 

Navegadores e Sites

O navegador de internet do seu computador afeta primariamente a forma como o seu site é visualizado. A afirmação pode parecer estranha, pois, à primeira vista, todos os navegadores mais utilizados, Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome, Safari, parecem iguais, mas só parecem. O que torna a afirmação verídica é o fato de que os navegadores trabalham com renderização diferente de fontes, espaços, imagens e margens. Assim, cada navegador “lê” o código de um site e “traduz” de uma forma diferente e, quando a “tradução” não fica de acordo com o código do site, ele é mal exibido para o usuário. O problema fica um pouco maior quando consideramos o avanço do HTML 5, uma linguagem de programação relativamente  nova para construir sites, que incorpora mais elementos visuais e de textura ao site. Nesse texto vamos explicar como manter o seu navegador preparado para exibir corretamente o conteúdo do seu endereço eletrônico.

 

Mozilla Firefox

O Mozilla Firefox (ou somente Firefox), foi o primeiro grande concorrente do Internet Explorer, mas que continha uma grande diferença: o Firefox é um navegador de código aberto. Ou seja, o Firefox foi desenvolvido por centenas de colaboradores que queriam criar um navegador que utilizasse pouca memória do computador e que fosse rápido e eficaz. Assim, em 2004 surgiu a primeira versão do Firefox. A primeira vista, o navegador era considerado feito para programadores, pois eles conseguiam resolver quaisquer erros de exibição que houvessem e ainda adicionar funções que precisassem. Isso acontecia porque a maioria dos sites ainda não era bem executada no Firefox.

Mas esse entendimento modificou-se. Atualmente o Firefox consolidou-se como um navegador rápido e leve que recebe constantemente atualizações para incorporar novas linguagens de programações sites. Entretanto, as mesmas precauções para com o Internet Explorer devem ser tomadas: é indicado que o usuário tenha a versão mais recente (Firefox atualmente na versão 35), não utilize muitas barras de navegação (aquelas barras que ficam abaixo do endereço HTML do navegador), pois elas podem deixar a ferramenta lenta, atualize sua versão de Flashplayer ou Java (para exibição de vídeos ou animações).

Google Chrome

O Google Chrome foi uma ferramenta desenvolvida pela gigante Google com o intuito de agregar os outros serviços oferecidos ao usuário. Assim, a pessoa pode utilizar o Chrome, com atalho para o Gmail, entrar no Google Maps etc, tudo a partir do mesmo navegador. O navegador foi posto no mercado em 2008 e, pouco a pouco, foi ganhando um espaço sólido como uma alternativa ao Internet Explorer e o Firefox. Atualmente é o navegador mais utilizado pelos usuários da internet. Em termos de funcionalidade, o Chrome integrava as versões mais recentes de tecnologia para criar sites, não apresentava os travamentos do Explorer e era bem recebido por quem utilizada o Firefox. Assim, constantemente ele também sofre atualizações que deixam seu motor de renderização mais rápido para executar sites (atualmente na versão 40).

Safari

O Safari é um navegador desenvolvido pela Apple que funciona como navegador padrão para o sistema operacional Mac OS. Atualmente, o Safari é o quarto navegador mais utilizado no mundo com 8,39% dos usuários, o Google Chrome é o primeiro com 42,68%, seguido do Internet Explorer com 25,44% e do Mozilla Firefox com 20,01% do mercado. O Safari também tem uma versão para Windows que incorpora a mesma interface simples, típica aos produtos da Apple. Em termos de funcionalidade, em testes, tem um desempenho mais rápido que o Explorer e executas funções de Java Script mais rápido que o Firefox. O Safari está atualmente na versão 8, e é aconselhável que o usuário também mantenha-se com a versão mais recente do navegador.

As dicas principais para todos os navegadores são: ter sempre a versão mais recente, atualizar o Java Script, atualizar o Flash Player, não trabalhar com muitas barras de ferramentas de terceiros (aquelas barras que ficam abaixo do endereço HTML), e, principalmente, utilizar o cross-browse, ou seja, ter mais de um navegador na sua máquina para verificar a exibição de seu site.

Edge

O Edge é o navegador padrão que vem instalado em todos os computadores com o sistema operacional Windows desde o início de sua comercialização. Durante muito tempo, e para muitos usuários, ele foi o navegador principal utilizado e, por isso, os sites foram pensados levando em conta os códigos de exibição do Edge. Com uma linguagem forte e densa voltada para texto e poucas imagens, o navegador cumpria seu papel, entretanto, a partir da adição de outros elementos para construção de melhores sites (CSS, Flash, Java etc), alguns bugs (falhas) começaram a aparecer no navegador e passaram a afetar o desempenho dele. As seguintes falhas e resoluções, propostas pela Microsoft, são:

– O Edge não abre ou trava imediatamente após a abertura: Reinicie o computador, Instale as atualizações mais recentes, desligue e ligue o Edge;

– O Edge para, congela ou trava: Instale as atualizações mais recentes, execute a Solução de problemas de desempenho do Edge, desative a aceleração de hardware, desative complementos;

– As páginas não são exibidas corretamente ou aparecem em branco: Limpe o cache de navegação (arquivos temporários de Internet), abra a página no Modo de Exibição de Compatibilidade;

2015 Sites em Curitiba

Muito obrigado aos nossos colaboradores e clientes.

Feliz 2015

Olá pessoal, passamos boa parte de 2014 trabalhando muito nos sites de nossos clientes, trabalhando tanto que mal sobrou tempo para postagens novas em nosso site.

Mas, enquanto muita gente estava de férias no finzinho do ano passado, resolvemos continuar trabalhando e recriamos os novos rumos da Exacta Websites em 2015. Decidimos que neste ano que se inicia vamos publicar dicas e novidades toda a semana para vocês ficarem por dentro de como criar, manter e crescer junto com seu site e todo o mercado na internet.

Queríamos muito fazer essa publicação, para lhes desejar saúde e sucesso em 2015, e para iniciar uma nova fase no desenvolvimento de sites da Exacta.

Nosso muito obrigado aos clientes que confiaram em nosso trabalho no ano passado e que continuem crescendo e fazendo muito sucesso.

🙂

 

Neste post vamos ensinar algumas técnicas e dar algumas dicas para você manter seu site WordPress protegido.

1 – Instalação do WordPress

Todos já sabemos que o WordPress é uma plataforma livre, ou seja, qualquer um pode chegar, alterar todo o código do Framework e publicar na internet. Por isso, sempre que for iniciar uma nova instalação do WordPress, baixe diretamente do site oficial do WordPress para evitar pegar alguma instalação com scripts maliciosos que podem lhe gerar dores de cabeça no futuro.

2 – Mantenha tudo atualizado, SEMPRE!

Frequentemente são descobertas falhas de segurança no WordPress, seja uma falha de programação de um plugin, de um tema ou até mesmo da instalação base do Wordpress.

Sempre que uma falha de segurança é descoberta, logo em seguida é lançada uma atualização para corrigir esta falha. Por este motivo, é importante que você consulte regularmente se tudo está atualizado no seu painel de administração do WordPress.

3 – Tenha sempre um backup atual

Muitos usuários por vezes acabam alterando alguma configuração que é irreversível e isso acaba desconfigurando todo o site. Algumas vezes, muito raramente, algum site para de funcionar por algum motivo, seja uma atualização de algum plugin, ou mesmo uma invasão hacker. Por isso, é sempre bom ter um backup do seu site.

Para nossos clientes de criação de sites, por exemplo, geramos o backup completo do site a cada 24 horas, e guardamos estes arquivos por 3 semanas. Assim, mesmo que algo de errado aconteça com o site, teremos um backup completo do WordPress que pode ser restaurado em apenas alguns segundos.

4 – Nome de usuário e senha

Por padrão muitos administradores de sites deixam o nome de usuário como admin, que é o padrão do WordPress. Deixar o usuário com o nome padrão não é recomendado, pois, existem alguns scripts que tentam quebrar senhas do WordPress, e sempre que alguém roda estes scripts, o primeiro nome de usuário a ser usado no script será admin.

O nível de complexidade da senha também é muito importante, pois, existem algumas senhas que são muito utilizadas hoje em dia por serem fáceis de lembrar, e geralmente as primeiras senhas que os scripts maliciosos rodam na tentativa de quebrar a senha de acesso do site, são estas senhas.

Por exemplo:

  • 123abc
  • 123456
  • a1b2c3
  • abcABC
  • 010203

 

Utilize senhas complexas que incluam letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais.

Por exemplo:

  • !S#$kQA*19L.
  • #HA2ÇsoP0()
  • *#ErUAÇ;/!$37
  • (*J#Tge$#Bs

 

Uma senha destas pode levar muitos meses para ser descoberta, mesmo que o script malicioso teste milhares de senhas por dia.

5 – Conclusão

As dicas apresentadas aqui são apenas básicas e há muito mais que pode ser feito para manter seu site em WordPress seguro. Porém, apenas alterando seu usuário de admin para outro usuário qualquer e criando uma senha complexa, você já estará bem seguro. Não esqueça de manter seus plugins, tema e versão do wordpress sempre atualizados, também!

Gostaria de lembrar ainda que clientes da Exacta Web não precisam se preocupar quanto às questões de atualização.

Estamos sempre monitorando e efetuando as atualizações dos sites dos nossos clientes. 😉

Em um próximo post vamos dar mais algumas dicas de segurança para WordPress.

E você, o que tem feito para manter seu site em WordPress sempre atualizado? Deixe seu comentário.

Conteúdo para criação de sites

O conteúdo é a parte mais importante na criação de um site – compreende textos, imagens e vídeos – e é ele que vai fazer com que seus clientes potenciais entrem em contato com você, para solicitar serviços ou comprar seus produtos.

Textos bem escritos são a chave para o sucesso. Quando estiver preparando o conteúdo do seu site, pense como se você fosse o cliente: como você entenderia o texto, você teria vontade de continuar lendo ou clicar no botão COMPRE JÁ!?

O conteúdo também é a parte mais complicada do desenvolvimento, pois precisamos da interação do cliente que está comprando o site, e muitas vezes os clientes não tem o conteúdo pronto ou não tem tempo de prepará-lo a tempo.

Sendo assim, decidimos mostrar como esse probleminha pode ser resolvido de maneira simples:

Organização de conteúdo

  • Separe folders, cartões e outros materiais publicitários já usados por sua empresa, para se basear no que já foi escrito algum dia e inspirar-se;
  • Liste as páginas em um arquivo Word – .doc ou .docx – (Ex.: Inicial, Produtos, Serviços, Quem Somos, Contato, etc…)
  • Escreva ou copie os textos que você quer em cada página listada acima;
  • Separe as imagens que quer utilizar em cada página, coloque junto com os textos escritos de cada página escrita;
  • Separe os links dos vídeos que quer utilizar;
  • Envie este arquivo Word para o desenvolvedor, tenho certeza que ele vai entender e criar seu site muito mais rápido, e o melhor e tudo: como você realmente quer que seu site seja mostrado para seus clientes.

 

Outra solução é contratar a produção de conteúdo web com a Exacta Web.
Entre em contato. Estamos ao seu dispor…

Simples. Site com navegação fácil + atendimento e suporte + otimização e gerenciamento = lucros para sua empresa.

Desenvolvimento Sites Curitiba com a Exacta. Já experimentou ter seu site bem colocado nos buscadores? Desenvolvemos sites otimizados em Curitiba e estamos oferecendo aos nossos clientes o melhor serviço em SEO (otimização para sites de busca).

O crescimento no faturamento de empresas de pequeno e médio porte aumenta consideravelmente. Você vai rir à toa.

Tudo bem que o custo de um site feito pelo seu primo ou sobrinho que está concluindo o ensino médio e que entende de informática é baixo, ou sai até de graça. Mas já parou para pensar na qualidade e na visão que seus clientes terão ao acessar as páginas desse site?

Hoje a internet é o maior catálogo de serviços e produtos em todo o mundo. Seu site é o seu cartão de visitas. Portanto, caro amigo, pense bem antes de decidir quem irá realizar essa tarefa de construir um sistema para seus negócios.

Um desenho atraente, com programação visual seguindo os padrões internacionais de desenvolvimento; a colocação de conteúdo de forma estratégica para uma navegação melhor e a construção de menus bem formatados e de maneira correta só são possíveis com a contratação de profissionais web que estudam diariamente as modificações e avanços no setor de marketing digital.

Tem mais. É de extrema importância dar atenção para o acompanhamento de resultados, a divulgação do seu site na internet e manter seus clientes sempre conectados.

Assim, seu site se torna seu maior ponto de vendas. Um site na primeira página do Google muda a vida de muitas empresas e profissionais, pois em vez de você ter somente o prejuízo de pagar hospedagem de arquivos na internet, dor de cabeça de ter problemas no sistema e ficar brigando com seu sobrinho, você terá bons lucros. O valor é justo e podemos afirmar e lhe passar contatos de clientes que estão satisfeitos e felizes de ter contratato a Exacta Websites.

🙂

O Plano Site Fácil foi criado para atender empresas, profissionais liberais e pessoas que desejam ter seu site rapidamente na web com um custo extremamente baixo. O desenvolvimento tem baixo custo, e cobramos uma pequena taxa básica mensal de hospedagem de arquivos, atendimento e suporte técnico com acompahamento de resultados da Exacta Websites.

Exacta Websites - Site Fácil

Vou explicar como se desenvolve este plano e o tempo para colocar online.

Primeiro dia:

  • Registro de domínio: registramos o domínio do cliente na internet. O famoso www.
  • Configuração de hospedagem do site: liberamos o servidor para receber os arquivos do domínio registrado;
  • Instalação do sistema de administração do site e preparação do banco de dados;
  • Envio de material: recebemos o material do cliente (imagens, logotipo, alguns textos corporativos);

Segundo ao Quinto dia:

  • Desenho do site: escolhemos o modelo do site, adaptamos conforme as preferências do cliente;

Sexto dia:

  • Cadastro de categorias: cadastramos as categorias de produtos e serviços que serão colocados na internet;

Sétimo dia:

  • Integração com redes sociais: inserimos programação para compartilhamento de conteúdo nas redes sociais (Facebook, Twitter, etc..);
  • Link Building interno: criamos a construção de relação de links dentro do site;
  • Pré-visualização: enviamos o link de testes para o cliente ver como está ficando seu site;

Oitavo dia:

  • Treinamento e colocação dos primeiros conteúdos junto com o cliente;
  • Otimização: instalamos os códigos para otimizar o site nas buscas;

Nono dia:

  • Online: liberamos o site para acesso na internet por qualquer visitante;
  • Google: cadastramos o site nos buscadores, no Google Maps e portais parceiros;

Décimo dia:

  • Estatísticas: criamos o sistema para análises estatísticas do site e acompanhamento de resultados;
Daqui em diante:
  • Suporte: atendemos as dúvidas dos clientes e ajudamos a tomar decisões sobre atitudes que devem ser tomadas na publicidade online com base nos relatórios de análises estatísticas do website.

 

O tempo total para desenvolvimento é de 10 dias úteis.

Rápido, fácil, barato e com muita qualidade.

🙂

 

A hospedagem de site é essencialmente o aluguel de um servidor (computador) com alta performance de processamento de dados, configurado adequadamente e conectado à internet, que irá distribuir o conteúdo de seu site pela web, para que assim qualquer pessoa conectada na internet possa ver as imagens, os vídeos e os textos, entre outros recursos inseridos nas páginas do seu website.

Existem 2 tipos básicos de hospedagem de sites:

  1. Hospedagem Windows: para sites que possuem programação baseada em ASP, ASPX, ASP.NET e HTML, que são linguagens de programação baseadas em plataformas Windows.
  2. Hospedagem Linux: para sites que possuem programação PHP e HTML. Este tipo de programação é a mais utilizada na internet hoje em dia, por ser mais robusta e com melhores recursos de desenvolvimento.

Não quero dizer que se você utiliza Windows em seu computador, necessariamente você deverá contratar um desenvolvedor que programe seu site em ASP, etc. Não há relação nenhuma entre o sistema que os usuários utilizam para acessar a internet e a plataforma em que o site será criado.

Para hospedar os arquivos do site neste servidor (computador) o desenvolvedor do site precisa de uma ferramenta específica para trabalhar, o gerenciador de arquivos através de FTP (File Transfer Protocol) ou Protocolo de Transferência de Arquivos: esta ferramenta serve para transferir os arquivos do computador da empresa que criou seu site para o servidor na internet que irá hospedar os arquivos.

Ao hospedar estes arquivos no servidor remoto seu site já estará online para o mundo.

🙂