Vou explicar para você como funciona o processo de vendas na internet.
Como vender mais (e melhor) baseando suas estratégias em automação de marketing digital.
Como funciona o processo de vendas tradicional na internet? 80% das empresas anunciam seu produto ou serviço no Google ou no Facebook e direcionam o clique direto para a página de venda, da oferta.
Isso funciona?
Sim, funciona. Mas só compra quem já conhece seu negócio, quem já sabe o que quer comprar, tem ideia de preço no mercado, etc, etc… e só funciona para alguns tipos de mercado.
Então, qual a forma correta, ou seja, a melhor forma de vender com a ajuda da internet? É criando um relacionamento.
Assim como casar, a venda de seus produtos ou serviços através da internet precisa da construção de um relacionamento saudável ao longo do tempo.
Ninguém chega em um parque ou em uma festa, encontra uma pessoa e pergunta: Quer casar comigo? Na verdade pode até ter alguém que faça isso, mas a probabilidade de receber um NÃO é muito grande, quase 100%.
Para criar o processo de vendas anunciaremos no Google o produto ou serviço em si, conforme a estratégia que falamos acima; mas o primeiro anúncio no Facebook não deve ser para vender diretamente, deve ser um anúncio que comece um relacionamento com seu possível cliente, você fica amigo de seu visitante, depois de um tempo pede em namoro, faz o noivado e depois casa, por exemplo: fazer a pessoa acessar uma página com conteúdo bastante importante sobre o seu mercado, entregando material rico através de um e-book, um vídeo, uma postagem de blog, etc… Para acessar este material o visitante deve deixar o e-mail dele, para assim entrar no funil de vendas e relacionamento.
Ao acessar este material o cliente é marcado, iniciando o processo de envio de e-mails e notificações. Além disso, ele irá receber com mais frequência as publicações em seu Feed de Novidades do Facebook, como acontece ao você acessar uma loja de tênis, por exemplo, quando volta na rede social está lá o anúncio da loja 1 dia depois de você ter acessado o site deles. Fazendo assim o cliente terá mais confiança em sua marca; ele irá perceber que existem outras pessoas engajadas e curtindo seu material, levando-o posteriormente a comprar seus produtos e serviços.
Serão entregues também, em datas programadas, mais conteúdo através de e-mails reafirmando sua qualidade/autoridade. (e-mail marketing de conteúdo, não confunda com o e-mail marketing feito da forma antiga, que apenas entregava uma imagem com o produto ou serviço para uma lista comprada de e-mails . isso é spam).
O funil de vendas começa na captação de leads, que são os primeiros contatos, e finaliza com a compra de algo que você oferece. Os potenciais clientes vão ganhando pontos (lead scoring) com o passar do tempo e de acordo com as ações que eles tem relação ao seu conteúdo e anúncios. Tendo uma boa pontuação por ter acessado as páginas de seu site, ter aberto e clicado em seus e-mails/anúncios e mostrando interesse, ele ganha desconto e finaliza o processo ao realizar a primeira compra, migrando para outro funil, chamado funil pós-venda, onde o relacionamento é reformado para que seu cliente, agora fiel, indique seus produtos e serviços para os amigos.
O ideal é fazer ele comprar algo mais em conta em sua loja ou site, primeiramente; depois de ter recebido o que você prometeu e ter certeza que a qualidade está de acordo, ele com certeza irá comprar algo mais caro, ou comprará mais vezes o mesmo produto, se precisar.
Usaremos diversos gatilhos mentais para transformar um visitante em comprador e depois em um promotor de vendas da sua empresa, indicando para os amigos o que você tem de melhor.
Esse é o processo básico de vendas na internet. Existem diversas estratégias para quem quer vender e crescer mais.
Quer saber sobre outras estratégias para vender mais e melhor?
Entre em contato comigo através do telefone (41) 4248-2880 ou pelo Whatsapp (41) 99910-7222