A hospedagem de site é essencialmente o aluguel de um servidor (computador) com alta performance de processamento de dados, configurado adequadamente e conectado à internet, que irá distribuir o conteúdo de seu site pela web, para que assim qualquer pessoa conectada na internet possa ver as imagens, os vídeos e os textos, entre outros recursos inseridos nas páginas do seu website.

Existem 2 tipos básicos de hospedagem de sites:

  1. Hospedagem Windows: para sites que possuem programação baseada em ASP, ASPX, ASP.NET e HTML, que são linguagens de programação baseadas em plataformas Windows.
  2. Hospedagem Linux: para sites que possuem programação PHP e HTML. Este tipo de programação é a mais utilizada na internet hoje em dia, por ser mais robusta e com melhores recursos de desenvolvimento.

Não quero dizer que se você utiliza Windows em seu computador, necessariamente você deverá contratar um desenvolvedor que programe seu site em ASP, etc. Não há relação nenhuma entre o sistema que os usuários utilizam para acessar a internet e a plataforma em que o site será criado.

Para hospedar os arquivos do site neste servidor (computador) o desenvolvedor do site precisa de uma ferramenta específica para trabalhar, o gerenciador de arquivos através de FTP (File Transfer Protocol) ou Protocolo de Transferência de Arquivos: esta ferramenta serve para transferir os arquivos do computador da empresa que criou seu site para o servidor na internet que irá hospedar os arquivos.

Ao hospedar estes arquivos no servidor remoto seu site já estará online para o mundo.

🙂

 

2 respostas
    • exacta
      exacta says:

      Olá Sudohost,

      Obrigado pelo comentário em nosso artigo sobre Hospedagem de sites.
      Nosso foco são clientes que desejam ter seu website e possuem dúvidas simples.

      Assim, costumamos escrever de forma fácil, para que todos entendam.

      Acessei seu site e vi que tem muita qualidade. Gostaria de saber mais sobre seus serviços e revendas de hospedagens.

Os comentários estão fechados.